Laser para Remoção de Verrugas

O tratamento de verruga com laser CO2 fracionado dispensa a necessidade de cirurgia. A aplicação de laser é realizada de forma pontual sem a necessidade de cortes. O procedimento é realizado com anestesia tópica, permitindo a retomada das atividades no mesmo dia.

Verrugas são formações ásperas causadas pelo aumento da produção de queratina provocado pelo papilomavírus humano, agente infeccioso cuja imunização está no calendário de vacinação público para meninas a partir dos 9 anos, mas que é disponibilizada para meninos apenas na rede particular. O vírus facilita o surgimento de câncer, sendo a verruga um tumor benigno.

O aparecimento de verrugas é mais comum em áreas que sofreram algum tipo de lesão, podendo surgir ao redor das unhas e dos dedos ou na sola dos pés, onde costumam crescer em maior quantidade e causar desconforto. Transmitidas facilmente pelo contato, as verrugas podem causar dor e devem ser tratadas para evitar disseminação pelo próprio corpo e entre outras pessoas, reduzindo a possibilidade de formação de um tumor maligno. O tratamento de verrugas pode ser dispensado em crianças, pois elas tendem a desaparecer naturalmente; no entanto, é especialmente recomendado quando surgem nos genitais adultos, onde tendem a permanecer por longo período.

A tecnologia do laser CO2 fracionado permite a queima da verruga sem agredir a pele, no entanto, para que não ocorra novo acúmulo de queratina no local o ideal é remover uma parte pequena da pele ao redor da verruga. O processo de recuperação ocorre dentro de uma semana, quando pode haver uma pequena vermelhidão local. A pele ainda pode apresentar um tom rosado mesmo após a cicatrização, o que indica que o protetor solar 30 deve continuar a ser utilizado para evitar o surgimento de manchas. O paciente deve retornar ao consultório para revisão dentro de 7 dias.