Ácido Polilático

Ácido polilático é uma substância que atua na criação e reposição de volume estimulando a produção do novo tecido que irá preencher o local. O produto é utilizado especialmente no tratamento de rugas profundas como o sulco nasogeniano ou “bigode chinês”. A resposta do corpo a aplicação de ácido polilático só é percebida entre seis a oito semanas, período de formação do tecido.

O produto é absorvido em cerca de dois anos, sendo classificado como uma substância preenchedora de longa duração. Durante o tempo em que permanece no corpo o ácido polilático incentiva a produção de colágeno e pode ser convertido em glicose, glicogênio, proteína ou ainda oxidado, resultando em Co2 e H2O no ciclo de Krebs/ácido cítrico. Sendo o restante eliminado pela urina ou suor.

Para ser comercializado o produto passa por um processo de desidratação que o transforma em pó a fim de preservar seus princípios biológicos. O pó é diluído em água até formar uma suspensão translúcida uniforme composta por um gel de carboximetilcelulose e esferas de ácido polilático com diâmetros entre 40 e 60 micrômeros para evitar fagocitose e penetração em canais vasculares. A aplicação é realizada de forma minimamente invasiva tendo o gel como veículo de transporte das esferas do produto.

Como ao contrário das demais substâncias preenchedoras a resposta a aplicação do ácido polilático não é imediata, a quantidade de produto é sempre inferior ao necessário para completa solução do problema. É possível que o paciente volte a apresentar a mesma aparência poucas horas depois, no entanto, a continuidade do processo com o desenvolvimento do tecido e do colágeno irão preencher a área aplicada gradualmente.

A marca de ácido polilático utilizada pela Dra. Danuza Dias tem liberação da ANVISA e é aplicada pela médica segundo as normas de segurança ISO 9001:2008.

× Como posso te ajudar?